segunda-feira, 28 de março de 2011

Aforismos sobre natureza :


        Estes Aforismos foram os escolhidos pelo nosso grupo. Achamos que eram os melhores aforismos sobre o ambiente/natureza que tínhamos encontrado, e por isso decidimos colocá-los no nosso blog. Os Aforismos escolhidos são:


"A cada um é permitido usufruir do Mundo, mas cada um também cabe, no dia a dia, deixar este Mundo melhor de que quando chegou."
                                                                    J.R. Jerónimo

" Proteja o Meio Ambiente. Você também é parte dele."
Cetesb

 " Na luta entre a pedra e a gota, ganhará sempre a gota não por sua força, mas por sua persistência."


 " Se quiser esquecer as muitas pedras que impedem o seu caminho, pense nos fundamentos da casa que pode construir com elas."


"Só se alegrarão com o nascer do sol aqueles que souberam esperar dentro da noite escura."

Os Responsáveis pelos 5 aforismos que mencionamos na mensagem anterior

 

Fernando Pessoa : Biografia e Alguns dos seus aforismos

 

                                                                                                                                                    
                 Desenhado por Hélder Baião
Educação Ambiental
2ºano

Fernado Pessoa - Biografia


    Fernando António Nogueira Pessoa (1888-1935) nasceu em Lisboa, partindo, após o falecimento do pai e o segundo casamento da mãe, para África do Sul. Frequentou várias escolas, recebendo uma educação inglesa.
     Regressa a Portugal em 1905 fixando-se em Lisboa, onde inicia uma intensa actividade literária. Simpatizante da Renascença Portuguesa, corta com ela e em 1915, com Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros e outros, esforça-se por renovar a literatura portuguesa através da criação da revista Orpheu, veículo de novas ideias e novas estéticas. Devido à sua capacidade de «outrar-se», cria vários heterónimos (Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Bernardo Soares, etc.), assinando as suas obras de acordo com a personalidade de cada heterónimo.
     Colabora em várias revistas, publica em livro os seus poemas escritos em inglês e, em 1934, ganha o concurso literário promovido pelo Secretariado de Propaganda Nacional, categoria B, com a obra Mensagem, que publica no mesmo ano. Faleceu prematuramente em 1935, deixando grande parte da sua obra ainda inédita. É considerado um dos maiores poetas portugueses.

Alguns dos Aforismos de Fernando Pessoa:
"Para viajar basta existir."

“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.”

"Tenho em mim todos os sonhos do mundo."

 “Haja ou não deuses, deles somos servos.”

 “Precisar de dominar os outros é precisar dos outros. O chefe é um dependente.”

 “As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.”

 “O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela.”

 “Querer não é poder. Quem pôde, quis antes de poder só depois de poder. Quem quer nunca há-de poder, porque se perde em querer.”

  Nós escolhemos este aforismo sobre a Natureza de Jean Jacques Rousseau porque achamos que esta frase representa o que na realidade o mundo é!
  Por isso, decidimos colocar um vídeo explicativo e enquadrador, que a seguir apresentamos.

"A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável."
 


domingo, 27 de março de 2011

Abílio Guerra Junqueiro

Biografia Abílio Guerra Junqueiro


Abílio Manuel Guerra Junqueiro foi o poeta mais popular da sua época e o mais típico representante da chamada "Escola Nova". Poeta panfletário, a sua poesia ajudou criar o ambiente revolucionário que conduziu à implantação da República.
Nasceu em Freixo de Espada à Cinta a 17 de Setembro de 1850, filho do negociante e lavrador abastado José António Junqueiro e de sua mulher D. Ana Guerra. A mãe faleceu quando Guerra Junqueiro contava apenas 3 anos de idade.
Estudou os preparatórios em Bragança, matriculando-se em 1866 no curso de Teologia da Universidade de Coimbra. Compreendendo que não tinha vocação para a vida religiosa, dois anos depois transferiu-se para o curso de Direito. Terminou o curso em 1873.
Entrando no funcionalismo público da época, foi secretário-geral do Governador Civil dos distritos de Angra do Heroísmo e de Viana do Castelo.
Em 1878, foi eleito deputado pelo círculo de Macedo de Cavaleiros.
Faleceu em Lisboa a 7 de Julho de 1923.

"Nas almas medíocres e superficiais actua sobretudo a realidade transitória das linhas e dos sons, das formas e das cores. As naturezas elevadas, ao contrário, são sempre objectivas e metafísicas."